Este site utiliza cookies de modo a garantir a melhor experiência no nosso site Mais informação

noticias

Um calendário repleto de eventos culturais no Algarve

 

O Algarve, com as suas paisagens ensolaradas e pitorescas aldeias costeiras, não é apenas um refúgio para os banhistas. Há muito que se tornou numa exposição de eventos culturais que refletem a rica história da região e tradições. O ano está repleto de festivais e eventos culturais. Aqui estão alguns que definitivamente valem a pena visitar.

 

JANEIRO

 

Medieval Paderne

 

Este evento realiza-se nos últimos dias do ano e termina a 1 de janeiro.

Durante 4 dias, Paderne enche-se de bancas, artes, artesanato e com o melhor da gastronomia regional.

Você irá caminhar por um mercado medieval com figurantes vestidos de acordo com a época alusiva, que se estende pelas ruas estreitas da vila. O ponto alto do evento medieval consiste numa procissão relativa à histórica cerimónia de entrega da carta de doação do castelo de Paderne, pelo rei D. Dinis, à Ordem de Avis.

 

FEVEREIRO

 

Carnaval em Loulé

 

O Carnaval de Loulé é um dos carnavais mais famosos e animados do país. Durante 3 dias, a cidade organiza desfiles que tentam retratar os eventos sociais, políticos, económicos ou desportivos mais importantes do ano passado recorrendo por vezes à satira e escárnio. Este festival acontece em meados de fevereiro.

O Carnaval de Loulé é conhecido pelos seus desfiles coloridos e animados, que apresentam elaborados carros alegóricos, fantasias e bailarinos. As ruas de Loulé ganham vida com música, cor, dança e uma alegre celebração da cultura portuguesa.

 

As flores das amendoeiras, Castro Marim

 

As estrelas do espetáculo 'Festival das Amendoeiras em Flor' são as próprias amendoeiras em flor, que normalmente começam a florir no início de fevereiro um pouco por todo o Algarve mas em especial na aldeia de Alta Mora no concelho de Castro Marim.

Durante os três dias do festival, serão realizados vários eventos, entre eles quatro caminhadas que variam entre os 5 e os 20km, diversos espetáculos musicais, teatro e dança com artistas e grupos da região.

O programa de entretenimento extende-se às atividades para o público infantil com pinturas faciais, jogos tradicionais e passeios de burro.

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António têm a responsabilidade de apresentar a tradicional torta de amêndoa gigante com 42m de comprimento. 

 

 

MARÇO

 

Festival dos enchidos tradicionais da Serra de Monchique

 

Este evento de dois dias reúne os melhores enchidos da região e apresenta-os juntamente com outras especialidades como mel, medronho e doçaria tradicional. O artesanato local também pode ser visto na feira.

O evento acontece no início de março e o programa apresenta diversas apresentações e concertos de música.

 

Festival do Contrabando de Alcoutim

 

O Festival do Contrabando, em Alcoutim, pretende homenagear uma atividade que faz parte das tradições algarvias há muitos anos e que está inexoravelmente ligada à história da região.

A proximidade da fronteira e de uma vasta linha costeira foram sempre favoráveis para que os mais intrépidos arriscassem o contrabando de mercadorias e fizessem fortuna. Além das mercadorias que eram contrabandeadas, as malas pesadas também simbolizam os sonhos e ambições de uma vida melhor.

O festival dura três dia e realiza-se no último fim de semana de março em Alcoutim e Sanlúcar do Guadiana (Espanha). O programa está repleto de espetáculos artísticos e culturais, retratando a vida dos contrabandistas da época. Os produtos com mais destaque e mais contrabandeados na altura eram o café, a amêndoa e o tabaco. 

 

JUNHO

Noite Black & White", Carvoeiro

 

Com a noite "Black & White" começa oficialmente a época de verão no Algarve. Realiza-se em meados de junho no Carvoeiro.

Nesta noite festiva, segundo a tradição em Carvoeiro, todos devem estar vestidos com as cores preto e branco. Nas ruas são colocadas decorações luminosas e acontecem vários espetáculos de música para todos os gostos. Junto à praia as pessoas reunem-se para comemorar a festa e a chegada do verão.

 

Nação Afro,  Portimão

 

Este festival realiza-se também no final de junho na Praia da Rocha em Portimão. O Afro Nation Festival é um festival anual de música que celebra a música, a cultura e o estilo de vida africanos e afro-caribenhos.

O festival normalmente apresenta uma programação de artistas populares conhecidos na música africana, dos mais variados estilos, entre eles o afrobeat, dancehall, reggae, hip-hop e muito mais.


Festival MED, Loulé

 

Este festival é considerado um dos melhores festivais de 'World Music' na Europa. Visitantes e artistas de todo o mundo reúnem-se na cidade de Loulé. Durante 3 dias além de apresentações de música alternativa que sobem ao palco, você mergulhará numa variedade de delícias gastronómicas, artesanato, arte de rua, dança e outras atividades de vários cantos do mundo, espalhados pelas ruas do coração de Loulé. Este é verdadeiramente um festival de música "mundial". Realiza-se no final de junho e promete fazer subir o calor das noites de verão.

 

JULHO

 

Ria Formosa Festival

 

O Festival da Ria Formosa é um dos maiores eventos gastronómicos da província de Faro e realiza-se habitualmente entre o final de julho e início de agosto, no Largo de São Francisco, Faro. Durante cerca de 10 dias será possível provar o melhor e o mais fresco marisco da Ria Formosa, bem como outras especialidades regionais.

A animação do evento é assegurada pela presença de vários artistas locais e nacionais.

 

AGOSTO

 

Festival da Sardinha Portimão

 

O Festival da Sardinha em Portimão realiza-se habitualmente na primeira semana de agosto. Durante cinco dias, Portimão apresenta a sua especialidade gastronómica, a sardinha. Acompanhada pela tradicional batata assada, a deliciosa sardinha está perfeitamente preparada para deleite dos mais de 50 mil visitantes que costumam visitar o festival todos os anos.

Este festival de "boa disposição" é acompanhado por concertos ao vivo. Venha provar a especialidade da região enquanto sons musicais a completam.

 

Feira Medieval, Silves

 

As festas medievais de Silves realizam-se habitualmente nas duas primeiras semanas de agosto. Durante dez dias, será recriado o período medieval da antiga capital do Reino de Al-Gharb (Algarve).

Música e poesia também fazem parte deste evento. Esta é a prova da importância que a antiga capital atribuía à cultura e à arte. Todos os tipos de espetáculos e animações têm lugar dentro e em torno do castelo centenário de Silves. Você vai encontrar cavaleiros e virgens da época de antigamente. 

 

Festival do Marisco, Olhão

 

O Festival do Marisco é um dos festivais mais famosos de todo o Algarve. O festival realiza-se no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa. Oferece uma grande variedade de pratos tradicionais, doçaria regional, artesanato e espetáculos ao vivo.

Todos os anos, milhares de pessoas organizam as suas férias para que possam comer deliciosos mariscos enquanto ouvem concertos de alguns dos melhores artistas de Portugal. Este festival realiza-se em meados de agosto.

 

FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura e Comércio em Lagoa

 

Fundada em 1980 com o objetivo de desenvolver os principais setores económicos da região, a FATACIL, entre outros, apresenta produtos como automóveis, máquinas agrícolas, artesanato, cerâmica e artigos mais contemporâneos. É a estranha combinação de produtos e atividades que torna este evento tão especial.

O evento tem duração de dez dias e acontece na segunda quinzena de agosto. A gigantesca feira conta ainda com vários concertos para alegrar as noites e finais de tarde. O festival também conta com vários espetáculos de cavalos e entretenimento para toda a família.

 

Folkfaro em Faro

 

O Folkfaro traz a música e as danças coloridas do mundo ao Algarve. Este evento, é uma homenagem às canções, danças e trajes de povos de diferentes continentes. Tem participantes internacionais da Costa Rica, Itália, México e muitos outros países, para mostrar suas tradições musicais.

O festival conta ainda com animação de rua e um desfile com os grupos participantes, criando um ambiente de celebração e alegria.

O festival tem a duração de 9 dias e realiza-se na segunda quinzena de agosto.

 

Noite Branca, Loulé

 

Este festival, que habitualmente se realiza no último sábado de agosto, atrai milhares de pessoas às ruas de Loulé. Toda a cidade está vestida de branco, a cor obrigatória das roupas de quem quer participar no evento, despedindo-se de mais um grande verão no Algarve.

A Noite Branca tem centenas de espetáculos de música e dança ao vivo, áreas de entretenimento e áreas de espetáculos espalhadas por pontos-chave no coração de Loulé. Este evento, um dos maiores do país, tem tentado inovar ano após ano e também oferece espetáculos que procuram envolver a participação de visitantes, malabaristas, comedores de fogo, homens estátua, palhaços, mágicos e ginastas.

Durante a festa, as lojas ficam abertas a noite toda, decoradas de branco e oferecendo diversos descontos em seus produtos.

 

SETEMBRO

 

Festival F, Faro

 

O Festival F realiza-se no início de setembro para assinalar o fim do verão na cidade de Faro, perto da Vila Adentro. O festival repete a fórmula do Festival Med e transforma as ruas do centro histórico da cidade num dos melhores festivais de música do país. Durante três dias, os melhores artistas nacionais atuarão durante toda a noite como despedida de mais um fantástico verão.

 

OUTUBRO

 

Rota do Petisco (Snack Route)

 

A Rota do Petisco é uma organização que pretende dar a conhecer os petiscos do Algarve. Para o efeito, organiza anualmente a Rota dos Petiscos do Algarve (RPA), que decorre entre o início de outubro e o início de novembro. Quem quiser participar no evento pode obter um passaporte por menos de 5 euros que dá direito a um lanche e uma bebida nos vários restaurantes que fazem parte da Rota do Petisco.

Não há uma ordem pré-determinada para percorrer a rota. Ao lanchar em cada estabelecimento, um carimbo é colocado no passaporte correspondente. Dependendo do número de selos, poderá ser elegível para diferentes prémios.

Para mais informações sobre como participar no evento, visite www.rotadopetisco.com  

 

NOVEMBRO

 

Festival da Batata Doce em Aljezur

 

Durante uma sexta-feira e o último fim de semana de novembro, a gastronomia brilha na localidade de Aljezur. A variedade de ofertas gastronómicas passa por 4 restaurantes, 3 bares e várias bancas de rua, onde os pratos mais elaborados são confecionados com batata-doce como ingrediente principal. Do chocolate com batata-doce aos doces de batata-doce. Neste festival, você também terá a chance de provar cervejas de batata-doce preparadas artisticamente.

Mais de uma centena de expositores participam neste evento para a alegria dos milhares de visitantes que vêm a Aljezur.

Também podes consultar eventos do Facebook  ou www.viralagenda.com/pt  ou www.lavraromar.pt  para mais eventos na tua área. Divirta-se!

 

 

Galeria