Este site utiliza cookies de modo a garantir a melhor experiência no nosso site Mais informação

noticias

O turismo no centro de Portugal está a crescer como nunca antes

 

O turismo em 2023 teve um ano excecional, de acordo com os números preliminares das atividades turísticas no país. O centro de Portugal, em particular, tem-se distinguido com realizações notáveis.

De acordo com um relatório da Sapo, no ano passado a região viveu o seu melhor ano turístico até à data. Isso pode ser visto em vários indicadores, como o número de dormidas e hóspedes, taxas de ocupação e volume de negócios total.

 

Crescimento impressionante também no Alentejo

 

Dados do INE mostram que, entre janeiro e dezembro de 2023, o centro de Portugal registou quase oito milhões de dormidas em alojamento turístico, 7.965.898 para ser exato. Este valor, nunca alcançado pela região centro, representa um aumento significativo de 11,6% face a 2019, que serviu de ano de referência para a atividade turística no centro de Portugal. Em comparação com 2022, o aumento mostra um crescimento impressionante de 11,9%.

Este aumento acentuado das dormidas em 2023 foi observado por visitantes nacionais e internacionais. O número de dormidas de residentes em Portugal aumentou significativamente, passando de 4.016.888 em 2019 para um número preliminar de 4.663.421 em 2023, representando um crescimento de 16,1% e indicando que o centro de Portugal está a atrair cada vez mais visitantes de outros pontos do país.

Ao mesmo tempo, as dormidas de hóspedes internacionais também continuaram a aumentar. Os números preliminares relativos a 2023 mostram um aumento de 5,9% face a 2019, com um total de 3.302.477 dormidas.

 

Indicadores

 

A evolução positiva na região reflete-se também no número de hóspedes. O centro de Portugal recebeu mais de 4,46 milhões de hóspedes em 2023, mais 349 mil do que em 2019, o melhor ano até agora. Isto significa que o número de visitantes na região aumentou 8,5% em 2023.

Outro indicador do próspero setor do turismo na região é a taxa líquida de ocupação/cama nos estabelecimentos de alojamento turístico, que reflete a percentagem de camas ocupadas durante o ano. Em 2023, essa participação era de 33,7%, ante 32,8% em 2019.

Os números preliminares para 2023 são extremamente positivos para o centro de Portugal. Pode ter sido o ano em que a região atingiu a marca histórica de 8 milhões de dormidas e 4,5 milhões de hóspedes, ou pode ter sido muito perto. Estes são dados muito animadores que sublinham a forte atração turística na região e mostram que o centro de Portugal é um destino turístico de excelência, com um leque de experiências e produtos turísticos para todos os gostos e preferências.

Novas iniciativas

 

Estes resultados promissores devem-se à enorme dedicação dos empresários da região, que estão a encontrar novas formas de enfrentar desafios diáriamente. Introduzem novos produtos turísticos e ambicionam melhorar a qualidade das instalações existentes.

Nesta zona centro de Portugal, incluindo a província do Alentejo, ainda há muito espaço para novas iniciativas. Claro que a Divine Home também tem o seu escritório nesta parte autêntica de Portugal. Para mais informações, por favor contacte um dos nossos especialistas que o poderá informar sobre as muitas possibilidades no Alentejo e, claro, no Algarve.