Este site utiliza cookies de modo a garantir a melhor experiência no nosso site Mais informação

noticias

Qual é o custo de vida em Portugal?

 

Quer esteja a planear viver em Portugal permanentemente ou simplesmente a desfrutar de uma pausa para férias, a vida quotidiana neste belo país do sul da Europa tem considerações financeiras. Mas e os preços? São simpáticos para a sua carteira? Vamos dar uma vista de olhos às despesas quotidianas e com o que se pode contar.

 

Compras no supermercado

 

Quando se trata de bens de primeira necessidade, Portugal está muito abaixo da média, de acordo com o Groceries Index of European countries (2023). Os géneros alimentícios básicos, como o pão, os legumes e a fruta, são geralmente muito acessíveis. Especialmente nos mercados locais, onde é frequente encontrar produtos regionais a preços muito razoáveis. O número de cadeias de supermercados de renome também aumentou muito nos últimos anos, o que faz com que a concorrência dispare. É frequente, por exemplo, encontrar vinhos de elevada categoria em promoção, sobretudo nos corredores de grandes supermercados, uma vez que aqui se pode comprar grandes quantidades.

 

Uma agradável bebida na esplanada

 

Portugal é conhecido pela sua rica cultura do café. Quer visite uma grande cidade ou uma aldeia pacata, encontrará sempre uma pastelaria onde poderá desfrutar de uma deliciosa chávena de café com um doce, normalmente será o pastel de nata. O preço de um café expresso português ou bica continua a rondar 1€.

Se quiser aproveitar o bom tempo algarvio numa esplanada com uma bebida refrescante, também ficará agradavelmente surpreendido. De acordo com o site Web Beerena.com, o preço médio de uma cerveja em Portugal é de cerca de 2 euros. Este é o preço mais barato da Europa, depois de alguns países da Europa de Leste. No entanto, faz uma grande diferença se estiver sentado na esplanada de um clube que se encontra na ribalta ou numa simples pastelaria, cujos proprietários, no máximo, ajustaram os preços à inflação nos últimos anos.

 

Comer fora em Portugal

 

Comer fora em Portugal não é, muitas vezes, muito mais caro do que cozinhar para si próprio. Os residentes também optam por fazer refeições fora de casa regularmente, na maioria das vezes ao almoço. Muitos restaurantes oferecem um "Prato do dia" ou um menu do dia a preços razoáveis. Segundo o site Numbeo.com, uma refeição para duas pessoas num restaurante médio custa atualmente cerca de 40€. No entanto, nos restaurantes típicos portugueses, os pratos do "Prato de Dia" estão disponíveis a partir de apenas 9,50 euros para um prato principal. Acrescente uma bebida e uma sobremesa e poderá comer deliciosamente por um preço muito razoável. Não se esqueça de deixar uma gorjeta de cerca de 10% do valor total da conta, como é habitual em Portugal.

 

Em suma, viver em Portugal é muito bom, não só pelo clima maravilhoso mas também pela amabilidade do povo, segurança e estabilidade.